O QUE RELATAM E PENSAM AS CRIANÇAS / 01

Me esforço, mas...

“Nossa rotina agora... meu pai trabalha meio período, faço o almoço mais cedo. Sinceramente, para mim está quase a mesma coisa, só que não vejo mais minhas amigas e sinto saudades delas. Em relação as aulas em casa, há dificuldades, não estou aprendendo quase nada. Isso que eu me esforço muito, mas parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Mas há vantagens: nas aulas posso ficar debaixo das cobertas.” (Aluna de Escola Estadual de Matinhos/PR)

 

Falta de um professor

“Estudando em casa é que percebemos o quanto um professor (a) faz falta nas nossas vidas. Quando estamos na sala de aula achamos que eles são chatos e muitas vezes não sabemos porque eles estão ali presentes. Mas agora penso quanto eles fazem falta” (Aluna do 7º ano, Escola Estadual, Matinhos-PR)

 

A professora da TV acha que...

“… acho bem chato que no período do coronavírus, eu não posso brincar com meus amigos... As vezes a professora da TV acha que a gente é um bebê, e dá tarefa muito fácil. E eu gosto que a minha mãe acompanhe nas [aulas], pois as vezes não consigo acompanhar muito bem” (Aluno de Escola Municipal de Matinhos – PR).

 

Um papo no WhatsApp


-        Oi “J.” Estou com saudades de você... Não tô conseguindo fazer as atividades dessas aulas falsas não. Não tô conseguindo não!

 

           -        Oi “C.”, eu tô com saudades de ti também. Eu não tô achando essas aulas muito fáceis não. E no próximo ano a gente não vai precisar ter feito... que essas aulas são coladas com do 3° ano, né? 

E também a gente pode conversar de vez em quando, né? Tchau.

 

-        A minha Vó tenta me explicar mas eu não entendo. Mas, na verdade, tem que voltar para escola, não é? Na escola que a gente aprende, essas aulas da televisão não são verdadeiras. As aulas da televisão são complicadas e estão fazendo confusão na minha cabeça.

    Na verdade, a gente tem que estudar na escola. Que essas aulas da televisão pra mim não funcionam.

 

 
-        Oi. Eu também prefiro ficar na escola, só que sem aquela gritaria toda, né?!
 

      

-        Também estresso com gritos. Tem que ficar mais silêncio para memorizar as matérias.

 

-        Oi, C. Eu vou fazer um Sonic de noite e daí a minha mãe manda pra vocês, pra ti ver como é que eu to desenhando… Que tu desenha melhor que eu um Sonic. E é isso.

 


    -        Vou desenhar o Sonic e mandar pra você. O celular é da minha vó e quando a gente chegar do trabalho a gente conversa.

 

-        É. Vamos ver hoje, né? Se a aula vai ser difícil ou fácil, né? Tchau.


(Diálogo entre colegas de 7 anos de Escola Municipal de Matinhos/PR, disponibilizado pelas crianças e familiares )

 

 

Pontos positivos e negativos

“Como ponto negativo das aulas, não dá pra tirar dúvidas e são bem rápidas. Como ponto positivo dá para entender com essa plataforma que está sendo utilizada, tem como escrever na tela para mostrar o que está acontecendo, onde tá. Mas não é a mesma coisa que na aula” (Aluna de Escola Particular de Matinhos – PR).

 

A professora tem mais tempo de explicar

 “[É] mais difícil porque em casa tem muita coisa pra fazer, tipo ver TV e brincar de lego e não tenho força pra fazer a tarefa. Mas a aula na escola é melhor, porque a professora tem mais tempo de explicar. Em casa a aula é rápida e é mais difícil de entender com a minha mãe explicando” (Aluno de Escola Particular de Matinhos – PR).

 

Minha mãe também é professora

Eu acho legal que pelo menos, eu consigo ver o pessoal da minha turma no aplicativo. É uma vez na semana, mas é melhor que não ver eles. O conteúdo não sei bem se vou fixar, mas tem como tirar dúvidas com os professores... E minha mãe também é professora, então eu não vejo muita dificuldade.” (Aluno de escola particular de Matinhos/PR)

 

Cansativo e não aprendi nada

A rotina é cansativa, porque temos que nos dedicar muito às tarefas. É bom porque não perde o ano, mas é muito cansativo e eu não aprendi nada. E muita gente nem está conseguindo ou querendo fazer as tarefas.” (Aluna de Escola Estadual de Matinhos/PR)

 

Minha irmã tem aulas no mesmo horário

Sinceramente, eu tento fazer tudo certinho. Meu pai também me cobra, mas ele fica fora de dia, no trabalho. Mas a dificuldade maior é minha irmã pequena, que também tem aulas no mesmo horário, por isso dividimos assim: eu faço as aulas nas segundas, quartas e sextas e ela nas terças e quintas. Isso nas tardes. Mas tem as noites também, para fazer as coisas que ficam faltando. Só que minha irmã é muito ansiosa e brigamos um pouco demais” (Aluno de Escola Municipal de Matinhos/PR).


Meu vizinho não tem filho

“Ficou mais fácil para mim quando meu vizinho deixou o computador aqui. Minha vó não tem como ajudar assim nas tarefas, já que ela não sabe muita coisa. Ela está nervosa com o corona também. Mas eu não acho muito certo ser obrigado a ter um computador em casa para aprender. Na minha rua ninguém tem um, só meu vizinho que não tem filho” (Aluna de Escola Municipal de Matinhos/PR).

 

Sinto falta de sair e de esporte

“Eu gosto de sair, ir no taekwondo e andar de bicicleta. Eu sinto mais falta disso, de sair, fazer esporte, que não tem nessa rotina. Da escola também, mas eu consigo fazer as aulas na casa da minha vó, porque lá tem internet melhor e minha mãe não quer que eu fique sozinha em casa” (Aluna de Escola Estadual Matinhos/PR).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário