O QUE RELATAM E PENSAM AS CRIANÇAS / 02

 Na casa da minha tia

“Eu vejo as aulas na casa da minha tia, ela tem TV boa. Mas minhas primas ficam juntas. Então não dá para assistir tudo, porque elas estão no terceiro… A gente acaba brincando mais do que assiste, tem dia.” (estudante de 10 anos, Escola Municipal no Litoral do Paraná)

 

Umas e outras

“Eu não gosto muito de umas aulas. Outras são legais, só que vai ficando chato, porque eu fico sozinho em casa. É mais fácil quando minha vó ajuda, ou depois que minha mãe chega do trabalho.” (estudante, 9 anos, Escola Municipal no Litoral do Paraná)

 

Dá para achar tudo na internet

No começo o professor me disse que eu tinha que responder no classroom, mas eu nem sabia o que era esse negócio. Aí meu pai ajudou e agora eu já consigo. Eu nem preciso assistir as aulas. Dá para achar tudo na internet, as explicações (...) até as respostas têm lá.” (Estudante, 11 anos, Escola Estadual no Litoral do Paraná).

 

Diálogo entre mãe e filha

Mãe: Eu quero saber o que você está achando dessas aulas online.

Filha: Elas são muito chatas. (…) Porque tem que ficar pegando livro, fazendo aquilo. Mas tem uma parte legal da aula online.

Mãe: Qual?

Filha: O grupo das meninas… Quando a aula acaba e aí algumas meninas ficam lá e ficam fazendo algumas coisas.

Mãe: Por que você acha que ela não tá sendo tão legal assim?

Filha: Porque ela [a professora] em alguns vídeos, ela fica muito tímida... Aí ela, em alguns vídeos, não aparece.

Mãe: É só a voz dela, né? E aprender desse jeito é diferente?

Filha: É difícil! (…) Porque aprender desse jeito, a gente não consegue aprender direito, porque a aula não tá sendo legal e a gente não consegue prestar muita atenção.

Mãe: O que falta?

Filha: Falta a gente brincar.

Mãe: Aprende mais quando tá com os amigos? Por que você acha?

Filha: Porque quando tá coletivo, se um não aprende o outro explica, aí vai indo. Coletivo é mais legal, assim. Aí a gente, quando a professora vai no banheiro e beber água, os outros amigos explica o que é pra fazer antes da professora chegar. Aí ninguém fica perdido.

(Diálogo entre mãe e filha, de 6 anos, Escola Particular de Curitiba/PR, disponibilizado por vídeo pela família)

 

Gosto muito de ler com minha mãe

“Eu gosto muito de ler com minha mãe, que ela me ajuda nos livros mais grandes. Mas as aulas, assim, são lá de Curitiba os professores, daí não tenho muita vontade... A minha mãe manda fotos para minha professora, que ela pediu para me ver. Ah, eu gosto mais das aulas do meu irmão, quando ele tem experiência para fazer em casa.” (Estudante, 8 anos, Escola Municipal no Litoral do Paraná).

 

Na escola todo mundo brinca

 "Não gosto. Prefiro ter aula na escola. Na escola é bem mais legal, porque todo mundo brinca. A internet fica travando quando quero falar alguma coisa." (Estudante, 6 anos, Escola Particular de Curitiba – PR).

 

Eu posso assistir no youtube

“Minha mãe briga comigo para eu assistir as videoaulas, mas até ela reclama dessas aulas, quando ela ouve de longe. Eu deixo para fazer tudo a noite, que posso assistir no youtube, no celular da minha mãe. Na TV é muito ruim” (Estudante, 12 anos, Escola Estadual no Litoral do Paraná).


Teria que ser diferente

“O certo era eu ter computador, assim, tipo de youtuber. Aí não daria tão ruim, de ficar travado, né? Eu acho. E se meus amigos também tivesse, seria muito legal, né? Porque eu sei que tem outros, assim, amigos meus até, que não tem um celular, que precisa ver na TV. Daí é mais ruim, né? Teria que ser diferente essas aulas, porque se uns não podem, tinha que mudar para todos, né?” (Estudante, 11 anos, de Escola Estadual no Litoral do Paraná).

 

Meio triste

“Eu estou achando triste muita coisa, porque na minha casa eu tenho minha mãe doente. Os professores ficam cobrando, mas eu não consigo aprender… Não tenho vontade agora para essas aulas. Dizer que não é importante, eu não digo, porque eu entendo. Mas minha cabeça não tá boa para fazer os exercícios que valem nota. Vou ter que fazer muita recuperação desse jeito.” (Estudante, 13 anos, de Escola Estadual no Litoral do Paraná).


Nenhum comentário:

Postar um comentário